e-Volksbus 22L chega a São Paulo em fase final de testes
15/05/2025 - Ônibus

e Volksbus

Os primeiros ônibus elétricos da VWCO para transporte de passageiros, os e-Volksbus 22L, já circulam pelas ruas de São Paulo em uma fase final de avaliações, em parceria com clientes. Quatro unidades do modelo serão testadas em operações reais na capital paulista nos próximos meses, marcando mais um passo na expansão da mobilidade limpa na cidade.

Ricardo Alouche

Não oferecemos apenas um veículo, mas uma solução completa de transporte, que inclui desde a consultoria em infraestrutura de recarga até o pós-vendas de excelência, nossa marca registrada. O e-Volksbus chega para estabelecer um novo padrão no mercado“, afirma Ricardo Alouche, vice-presidente de Vendas, Marketing e Pós-Vendas da Volkswagen Caminhões e Ônibus (foto).

Aprendizado do e-Delivery impulsiona desenvolvimento

O desenvolvimento do e-Volksbus 22L foi acelerado graças à expertise adquirida com o e-Delivery, primeiro caminhão elétrico 100% desenvolvido e produzido na América Latina, que liderou as vendas do segmento em 2024. Além de testar o desempenho do ônibus em condições reais, a VWCO está validando sua estratégia de pós-vendas e preparando o mercado para uma operação segura e eficiente.

A primeira unidade já está em operação na Transpass, e as demais serão distribuídas a outras empresas em breve. Engenheiros da montadora acompanharão de perto os clientes, orientando sobre otimização de desempenho e manutenção básica nas próprias garagens. A rede de concessionárias também está sendo capacitada, com estoque de peças para garantir máxima disponibilidade.

São Paulo amplia frota elétrica, mas desafios permanecem

Atualmente, a cidade de São Paulo conta com cerca de 200 ônibus elétricos em circulação, segundo dados da SPTrans. A meta da prefeitura era de que, até 2024, 20% da frota operante seja composta por veículos de zero emissão. Entretanto, até agora, só foram entregues 18,5% deste número ideal. A chegada dos e-Volksbus 22L reforça esse movimento, mas ainda representa um pequeno avanço perto dos mais de 14 mil ônibus que circulam diariamente na capital.

Especialistas apontam que, para atingir as metas de descarbonização, será necessário ampliar investimentos em infraestrutura de recarga e políticas de incentivo. “A eletrificação do transporte público é inevitável, mas exige planejamento integrado entre poder público, fabricantes e operadoras”, comenta Alouche. A VWCO projeta que, nos próximos três anos, sua participação no mercado de ônibus elétricos no Brasil deve crescer 40%, com São Paulo como principal polo de adoção.

Tecnologia modular exclusiva

O e-Volksbus 22L utiliza uma arquitetura modular exclusiva da VWCO, desenvolvida pela engenharia brasileira para adaptação rápida em diferentes plataformas de caminhões e ônibus. Essa flexibilidade permite à marca lançar veículos alinhados às demandas do mercado em prazos reduzidos.

Com a chegada dos novos ônibus elétricos, São Paulo um pouquinho avança na modernização sustentável do transporte público. A combinação entre tecnologia inovadora e expansão gradual da frota verde coloca a capital paulista no caminho para se tornar referência em mobilidade urbana de baixo carbono na América Latina, mesmo que ainda estejamos longe da meta ideal.