O mercado de implementos rodoviários registrou um recuo de 3,72% nas vendas entre janeiro e abril de 2025, com 48.005 unidades emplacadas, ante 49.862 no mesmo período de 2024. Os dados foram divulgados pela Associação Nacional dos Fabricantes de Implementos Rodoviários (ANFIR), que aponta os juros elevados como um dos principais fatores para a retração.
Desempenho por segmento
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Reboques e semirreboques: Queda de 19,11%
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Carrocerias sobre chassis: Crescimento de 19,81%
De acordo com José Carlos Spricigo, presidente da ANFIR, o aumento da Selic para 14,75% desestimula investimentos:
“Juros altos afastam investimentos, e sem financiamento, as empresas não renovam nem ampliam suas frotas.”
Caminhões também em queda
O setor de caminhões apresentou leve retração de 0,4% no acumulado do ano, com 37.238 unidades vendidas (contra 37.094 em 2024). Em abril, a produção recuou 6% em relação a março (11.020 unidades) e 5,5% na comparação com abril do ano passado.
Agronegócio cresce, mas não impulsiona vendas
Apesar das boas perspectivas para o campo, com estimativas de crescimento na safra de grãos (+11,9%), laranja (+4,5%) e cana-de-açúcar (segunda maior safra da história), o desempenho não se refletiu nas vendas de implementos agrícolas. Três modelos essenciais para o transporte da safra tiveram queda expressiva:
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Graneleiro/Carga seca: -39,92%
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Basculante: -38,49%
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Canavieiro: -23,99%
emplacamentos do setor
Spricigo reforça que o cenário de juros elevados dificulta a recuperação do setor. “Com o novo aumento na taxa de juros, fica difícil prever quando haverá melhora, pois as empresas evitam se endividar.” Enquanto o agronegócio segue em alta, a indústria de implementos e caminhões enfrenta desafios devido ao custo do crédito. A expectativa é que, caso haja uma redução dos juros no segundo semestre, o mercado possa reagir – mas, por enquanto, o cenário segue cauteloso.