Empresa prevê ingresso no Mercado Livre de Energia | Foto: Divulgação
A Temp Log, especializada em logística de produtos para medicina estética, implementou placas solares em seus armazéns. A iniciativa reduz a dependência de energia convencional e assegura o funcionamento contínuo de equipamentos críticos, minimizando a necessidade de geradores a diesel. O sistema off grid garante autonomia energética, essencial para a preservação de insumos sensíveis a variações de temperatura.
Carlos Buran, CEO da empresa, afirma que a sustentabilidade é uma prioridade irreversível. “O objetivo é ampliar tanto o painel solar dos armazéns como implementar a mesma tecnologia em nossa outra planta, visando, inclusive, a entrada no mercado secundário de energia, para que assim possamos também fornecer o excedente para outras empresas. Já temos, também, alguns estudos de câmaras frias que são suportadas pela energia solar e geradores que funcionam de forma um pouco mais limpa, por exemplo”, explique.
A operadora defende que a redução de emissões e o uso de fontes limpas devem ser prioridade em todos os setores, influenciando decisões de clientes e investidores. “Não dá mais para ficarmos somente no discurso, é preciso ter uma atitude mais ativa. Principalmente na logística, um dos maiores poluentes. Essa deveria ser uma questão levada ainda mais a sério e ser um ponto relevante de consideração nas cotações dos clientes, por exemplo. Incluir dentre os pontos de avaliação antes de uma contratação quais são as ações sustentáveis daquele operador logístico. Para que, dessa forma, esse movimento se torne cada vez mais frequente e consolidado no setor”, conclui Buran.