Melhor do que o esperado. Esse é o sentimento que fica da 24ª edição da FENATRAN quando olhamos para os números. Segundo a organização do evento, cerca de 74 mil visitantes passaram pelos estandes da maior feira de transportes da América Latina. Ao todo, foram mais de R$15 bilhões em negócios realizados, número bem superior aos 9,5 bilhões de reais que a edição de 2022 alcançou.
“Os resultados alcançados este ano nos trazem um grande desafio: em 2026, queremos ser ainda melhores. Vamos ousar, inovar e buscar o que há de melhor para atrair os expositores e visitantes. E já começamos a trabalhar nisso“, diz Thiago Braga Ferreira, gerente executivo da FENATRAN, expressou a alegria em ter sua expectativa superada pelos números.
Se olharmos para os visitantes estrangeiros, foram mais de duas mil pessoas de 53 países, sendo sua maioria do Mercosul, como Argentina, Uruguai, Chile e Peru. A próxima edição está confirmada e marcada para o período de 09 a 13 de novembro, de 2026.
Expectativas alcançadas por todos os lados
A Volvo alcançou R$3 bilhões em negócios gerados até o início da tarde de sexta-feira, 8 de novembro. O montante engloba a venda de caminhões, planos de serviços, seguros, consórcio, além da locação de veículos. Já a Scania anunciou a venda de 2 mil caminhões na FENATRAN.
“A FENATRAN 2024 superou todas as nossas expectativas, que já eram muito elevadas. Foi uma exposição com recordes em todos os indicadores, inclusive de negócios fechados pelas nossas associadas. Mas foi ainda mais marcante pelo nível de tecnologias apresentado, que sem dúvida impressionou os visitantes nacionais e estrangeiros. Sustentabilidade, segurança, conectividade e conforto são a marca dos novos produtos feitos no Brasil, e eles precisam ocupar um espaço cada vez maior na frota circulante; daí a importância de uma política de inspeção veicular e de renovação de frota,” afirma Márcio de Lima Leite, presidente da Anfavea.
Rodada de negócios
A RX, organizadora do evento, também promoveu rodadas de negócios nos dias 05 e 06 de novembro. Com a participação de 60 expositores e 17 empresas compradoras, foram realizadas 102 reuniões que devem gerar negócios no valor de 98 milhões de reais para os próximos 12 meses. Entre compradores, participaram empresas líderes de mercado, como DHL, BYD, Eldorado Brasil Celulose, JBS transportadora, PEPSICO, entre muitas outras.
Implementos Rodoviários
Outro setor que saiu da feira radiante de alegria foi o de implementos rodoviários. O segmento foi representado por 58 empresas (12 a mais que a edição 2022) e promoveu R$4 bilhões em negócios, um avanço de 14% no valor apurado na edição anterior, que foi de R$ 3,5 bilhões.
“Meio bilhão a mais em vendas é um aumento bastante expressivo e amplia ainda mais a posição da FENATRAN como o maior polo de atração de negócios do setor de transporte de cargas da América Latina”, comemora José Carlos Spricigo, presidente da ANFIR, Associação Nacional dos Fabricantes de Implementos Rodoviários.
Estreante na feira, a Sergomel, especializada em equipamentos para transporte de carga rodoviária, canavieira e florestal, vendeu exatamente 104 equipamentos, totalizando cerca de R$ 41 milhões. Número ainda pode aumentar pós-evento, segundo Antônio Marcos Dandaro, CEO.
Randon
FENATRAN Experience
Realizada tradicionalmente toda edição, a atração permitia aos visitantes testarem caminhões e veículos comerciais das marcas Ford, IVECO, Mercedes-Benz, Scania e Volkswagen Caminhões e Ônibus. Ao todo, foram feitos 2.500 testes em 18 veículos de diferentes tipos e tamanhos, com motores à combustão, elétricos e movidos a gás. O projeto foi patrocinado pelas empresas Addiante e Eaton, e teve a Petrobrás como combustível oficial.