A produção nacional do eixo MS-18X HD começará em janeiro de 2025 na fábrica de Osasco (SP), confirma a Cummins. Para atender as características do mercado nacional, componentes como o par de coroa e pinhão foram aperfeiçoados para proporcionar maiores durabilidade e capacidade, assim como outros itens também passarão a ser produzidos localmente ao longo do ano.
Inicialmente, o novo eixo será utilizado nos novos VW Constellation 25.480 HD e Meteor 28.480 HD, apresentados ao público durante a Fenatran 2024. “Isso permitirá aos nossos clientes usufruir dos benefícios de compra nacional, além de contribuir para o Finame e fortalecer a indústria local”, afirma Adriano Esperidião, gerente de engenharia do produto da Cummins Drivetrain and Braking Systems (CDBS) para a América do Sul.
Nesse processo de produção local, o par de coroa e pinhão será fabricado localmente e receberá um novo tratamento superficial, aumentando sua resistência e durabilidade para prevenir falhas e reduzir o desgaste. Já o rolamento do pinhão, essencial para suportar cargas mais elevadas, também será aprimorado com maior capacidade de carga. Por fim, as engrenagens satélites e planetárias, produzidas no Brasil, trarão design atualizado e melhorias no tratamento superficial.
Para produzir localmente o eixo MS-18X HD em Osasco (SP), foram desenvolvidos novos processos, incluindo o tratamento superficial e adaptações na linha de montagem. A linha de produção do diferencial foi reprogramada para atender ao novo design das engrenagens, com tecnologia de solda a laser. A nacionalização do eixo MS-18X HD permitiu um aumento de 11% na capacidade de carga transportada PBTC em relação ao modelo antecessor.
O eixo MS-18X HD, projetado no Brasil para suportar até 58,5 toneladas de Peso Bruto Total Combinado (PBTC) em veículos 6×2, amplia o portfólio de soluções para o transporte rodoviário extrapesado e foi desenvolvido para atender às novas regulamentações do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), especificadas na Resolução 882. Em vigor desde 2022, a norma estabelece novos limites de carga e configurações de eixos para veículos pesados no Brasil.