A Marcopolo segue diversificando os seus negócios e, agora, apresenta uma nova marca para o mercado de transporte: a Marcopolo Motorhome, uma divisão dedicada a este nicho de mercado. A subsidiária surgiu a partir do programa de intraempreendedorismo da Marcopolo NEXT.
“A Marcopolo Motorhome surge a partir do conceito de diversificação relacionada, onde a companhia explora linhas complementares de receita em seu core business, oferecendo um significativo diferencial competitivo, seja em termos de estrutura, capacidade tecnológica e acesso a diferentes e novos mercados”, diz João Paulo Ledur, diretor de Estratégia e Transformação Digital da Marcopolo.
De acordo com levantamento setorial, o mercado de motorhomes no Brasil representa cerca de 4.000 unidades por ano, enquanto a Europa absorve 140.000 veículos deste tipo, anualmente, e nos Estados Unidos são cerca de 50.000 novos veículos a cada 12 meses. Segundo estudo técnico realizado pela organização da Expo Motorhome, estima-se que o mercado de campismo e caravanismo no Brasil movimentou mais de R$ 1,5 bilhão em 2023, com aumento de 30% em relação ao ano anterior.
“Identificamos duas grandes oportunidades do mercado que a Marcopolo, pela sua tradição, tecnologia e expertise, está posicionada estrategicamente para suprir. A primeira é que, por falta da oferta de veículos desenvolvidos e produzidos especificamente como motorhome, o mercado brasileiro tem majoritariamente recorrido à transformação de ônibus, normalmente usados, mesmo sendo desejo do consumidor um modelo concebido de fábrica para este fim”, destaca Alexandre Cruz, Head da Marcopolo NEXT e executivo à frente da Marcopolo Motorhome. “A segunda é a ampla rede de assistência técnica presente no Brasil e na América Latina, por onde podemos prestar um atendimento com a confiabilidade, velocidade e segurança que esses clientes desejam e esperam em suas viagens”, complementa.
O primeiro Motorhome da nova subsidiária será apresentado durante a Expo Motorhome 2024, em Pinhais (PR), de 13 e 17 de novembro. “Temos uma forte e avançada área de engenharia e design com capacidade para desenvolver produtos de ponta e homologados nos mais rigorosos padrões. Vamos apresentar um modelo de motorhome que vai introduzir no mercado novos conceitos de construção, padrão tecnológico e características de segurança, conforto e conectividade”, finaliza Cruz.