Bruno Portnoi, CMO da Sem Parar Empresas | Foto: Gustavo Queiroz/Frota&Cia
Bruno Portnoi, diretor de Marketing da Sem Parar Empresas, compartilha suas percepções sobre as tendências e desafios do setor de mobilidade e pagamentos no Brasil, com foco em a gestão de pedágios, despesas e outros. Em entrevista exclusiva, o executivo detalha como a companhia está se adaptando às mudanças no mercado, incluindo a modernização do sistema de pedágios e a implementação de novas tecnologias para elevar o grau de controle e profissionalização dos clientes.
O Sem Parar comercializa Tags ao consumidor final, enquanto o Sem Parar Empresas atua no mercado corporativo. Ambas as marcas integram a holding Corpay, que opera com meios de pagamento especializados e que faturou mais de US$ 4 bilhões em 2024. O Brasil representa a sua segunda maior operação no planeta, sendo que, em 2024, a companhia obteve um faturamento de R$ 1 bilhão e, para 2025, a expectativa é de um crescimento superior a 20%.
Com mais de sete milhões de tags instaladas em veículos pelo Brasil, aproximadamente 1,3 milhão estão em veículos comerciais, considerando mais de 230 mil clientes CNPJ. Atualmente, a companhia conta com mais de 700 mil caminhoneiros cadastrados. A empresa opera com 12 mil postos de combustíveis pelo país, o que representa cerca de 25% do total.
Entre os serviços comercializados para clientes CNPJ, o Sem Parar Empresas comercializa o Multiabastece para gestão e controle de abastecimento de combustíveis; tag e vale-pedágio com cobertura total da malha pedagiada do país; e produtos voltados para a área de recursos humanos, incluindo vale-transporte, vale-refeição, vale-alimentação, cartão multibenefícios e outros produtos.
Uma nova plataforma de gestão de débitos veiculares está em fase de testes, com clientes pilotos avaliando a ferramenta antes do lançamento oficial, previsto para maio. O produto, ainda sem nome definitivo, tem como objetivo facilitar o acompanhamento de multas, identificação de condutores e pagamentos, atendendo a uma demanda crescente no mercado brasileiro – que já supera o volume de transações de pedágio, segundo Portnoi.
Segundo os desenvolvedores, a solução está sendo ajustada com base no feedback dos usuários, seguindo uma abordagem de co-desenvolvimento. O foco inicial é a gestão de multas, setor que movimenta alto volume de transações e envolve diferentes áreas dentro das empresas.
Free Flow: Modernização e Justiça Tarifária
O free flow, sistema de pedágio sem cancela, é apontado por Portnoi como uma das principais inovações no setor de mobilidade no Brasil. “O sistema de pedágio no Brasil é um dos mais modernos do mundo. O free flow traz mais justiça tarifária, especialmente para quem mora perto das rodovias, que acaba pagando menos“, explica. Ele destaca que, enquanto em outros países o sistema de pedágio é fragmentado por regulamentações regionais distintas, no Brasil a mesma tag pode ser utilizada em qualquer rodovia, o que facilita a vida dos usuários.
No entanto, o free flow também apresenta desafios. “A tecnologia ainda tem falhas na leitura de placas. Como os motoristas não passam por pedágios físicos, muitos clientes esquecem ou não sabem que precisam acessar o site da administradora da rodovia e pagar a conta no prazo de 15 dias para que não sejam multadas. Dessa forma, as tags oferecem maior segurança às pessoas, empresas e concessionárias. É um tema que está amadurecendo no país“, comenta Portnoi.
Vale-Pedágio e Regulamentações
Portnoi: “Faturamento deverá superar R$ 1,2 bi em 2025” | Foto: Gustavo Queiroz/Frota&Cia
O executivo também aborda a regulamentação do vale-pedágio, que sofreu mudanças significativas em 2024. Desde fevereiro, os meios físicos de pagamento, como cartões e papéis, foram proibidos, e apenas sistemas digitais, como a tag, são permitidos. Além disso, a partir de abril, será obrigatório o uso do RNTRC (Registro Nacional de Transportadores Rodoviários de Carga) para emissão do vale-pedágio.
“Estimamos que cerca de 10% dos caminhoneiros não estão regulares com o RNTRC. Isso pode causar um nó logístico, já que esses motoristas não poderão receber o vale-pedágio“, alerta Portnoi. “A Sem Parar está trabalhando em campanhas de conscientização para ajudar os caminhoneiros a regularizarem sua situação”, complementa.
Tecnologia e Sustentabilidade
Para subsidiar seus clientes com dados referentes às emissões de suas operações de transportes, a Sem Parar Empresas prepara o lançamento de um novo produto. “Estamos desenvolvendo uma calculadora de emissões de carbono para mostrar aos clientes o impacto positivo do uso da tag“, revela Portnoi.
Expansão e Aquisições
A empresa possui uma estratégia agressiva de aquisições, tendo comprado, mais recentemente, as empresas Zapay e a Gringo, startups especializadas em gestão de débitos veiculares. “Estamos sempre buscando novas oportunidades para expandir nossa operação por meio de serviços que possam atender melhor nossos clientes e acelerar o crescimento da empresa“, afirma Portnoi.