Mercedes-Benz GenH2 Truck | Frota&Cia
A Daimler Truck avançou no desenvolvimento dos caminhões movidos a hidrogênio da Mercedes-Benz, submetendo os primeiros protótipos da próxima geração a uma série rigorosa de testes. Dois modelos do Mercedes-Benz GenH2 Truck, em fase avançada de desenvolvimento, foram avaliados nas duras condições invernais do Simplon Pass, em Valais. O frio intenso, a neve e os terrenos acidentados da região proporcionaram o cenário ideal para verificar o desempenho da tecnologia de célula de combustível, que utiliza hidrogênio líquido como fonte de energia.
Segundo o Dr. Rainer Müller-Finkeldei, chefe de engenharia de produtos da Mercedes-Benz Trucks, a equipe está aprimorando o caminhão com base nos aprendizados da primeira geração de protótipos. “Com mais de 2.000 metros de altitude e uma subida de 600 metros, o Simplon Pass foi perfeito para testar a integração do sistema de célula de combustível com outros componentes. Os resultados comprovam a eficiência e a robustez do GenH2 mesmo em situações extremas”, afirmou.
Desafios técnicos superados
Mercedes-Benz GenH2 Truck | Foto: Divulgação
Os testes focaram na interação entre os principais componentes, como a célula de combustível, a bateria de alta tensão, o eixo elétrico, o sistema de armazenamento de hidrogênio e o gerenciamento térmico. Um dos destaques foi o Predictive Powertrain Control, sistema que ajusta a potência conforme o relevo, otimizando o uso da bateria e da célula de combustível tanto nas subidas quanto na recuperação de energia em descidas.
Durante 14 dias, os veículos – com PBT de até 40 toneladas – percorreram 6.500 km, enfrentando estradas montanhosas com subidas e descidas de 20 km, além de inclinações de 10% a 12%. O abastecimento foi feito por uma estação móvel de hidrogênio da Air Products, instalada na base de testes.
Investimento e próximos passos
Mercedes-Benz GenH2 Truck | Foto: Divulgação
No final do ano passado, o Ministério Federal Alemão para Assuntos Digitais e Transporte (BMDV), juntamente com os estados de Baden-Württemberg e Renânia-Palatinado, liberou € 226 milhões em financiamento para a Daimler Truck. Os recursos, alocados dentro do programa europeu IPCEI Hydrogen, serão usados para desenvolvimento, produção em pequena escala e operação de 100 caminhões a hidrogênio.
O projeto inclui estudos sobre a cadeia de suprimentos de hidrogênio e adaptações nas linhas de produção para a futura fabricação em série. A montagem final dos veículos ocorrerá na fábrica de Wörth, com entrega aos primeiros clientes prevista para final de 2026.