Entre todas as marcas de veículos comerciais presentes no Brasil, apenas a Fiat pode se orgulhar de uma façanha inédita associada ao mercado de veículos utilitários. Desde a criação do Prêmio Lótus Campeão de Vendas, de Frota&Cia, o Fiat Fiorino lidera de forma absoluta o segmento de furgonetas de carga e, esse ano, comemora sua 30ª certificação como recordista de vendas na categoria.
“O Fiorino é uma joia da marca Fiat e o modelo mais antigo no nosso portfólio. O modelo começou a ser fabricado no Brasil em 1978, portanto há 47 anos atrás e nunca deixou de se reinventar”, resume Arthur Misson (foto), especialista de produtos do brand Fiat.
Segundo 0 executivo, o Fiat Fiorino faz sucesso no mercado porque entrega atributos essenciais para os clientes, como confiabilidade da marca, durabilidade, robustez e manutenção fácil, com baixo custo e ótimo valor de revenda. Além disso, o modelo foi desenvolvido para atender qualquer condição de trabalho, já que une eficiência e alta performance com excelente custo de operação.
Em 2024, o Fiorino respondeu por quase 79% do mercado de furgonetas, com mais de 20 mil unidades licenciadas no ano. Bem à frente de seus principais competidores, leia-se o Kangoo Express, da Renault e o Peugeot Partner, entre outros.
Comércio eletrônico
Misson explica que o mercado de furgonetas de carga vem sendo impulsionado pelo crescimento do comércio eletrônico, potencializado pelo período da pandemia, que gerou uma demanda crescente por entregas rápidas e eficientes.
Depois de ter alcançado o auge das vendas em 2022, quando mais de 31 mil unidades foram comercializadas, o mercado de furgonetas acusou um recuo em 2024, ao encerrar o ano com 25,8 mil unidades licenciadas. Na visão do especialista, os volumes devem se manter nesse patamar no ano em curso, com leve tendência de alta, se a economia brasileira colaborar.