A provedora global de soluções de transporte conectado, Geotab, anunciou em junho de 2023 o lançamento, ainda em beta, da funcionalidade que visa adicionar modelos de IA generativa na sua plataforma já conhecida. Chamada de Project G, a solução facilita o acesso dos clientes à insights sobre desempenho da sua frota e sustentabilidade, por exemplo.
A Inteligência Artificial generativa é aquela que é capaz de gerar texto, imagens ou outras medias em resposta a solicitações em linguagem comum. Ou seja, você interage e utiliza a IA sem precisar “falar em códigos”. Basta perguntar, em inglês, português, ou qualquer outra língua, que a IA vai te responder (desde a pergunta feita esteja no escopo de conhecimento dela).
“Nosso objetivo com esse projeto é reduzir o tempo de resposta aos clientes, oferecendo uma maneira muito fácil de interagir com os dados da frota sem a necessidade de análises complexas”. Cita Mike Branch, Vice President, Data & Analytics da Geotab.
O ponto que a Geotab defende com esse lançamento é justamente o da democratização desse tipo de ferramenta que já é realidade no transporte global, mas que no Brasil ainda encontra um gap de conhecimento.
“A IA generativa tem um enorme potencial para acelerar a inovação no domínio do transporte global, pois coloca o poder na mão dos agentes de mudança – aquelas pessoas dentro da organização que podem tomar as decisões x ou y. Elas não precisam mais ser inibidas pela falta de conhecimento técnico”. Completa Mike
Marcel Soccol, diretor da DATAFRETE, serviço de gestão de fretes, corrobora com a fala de Mike. “A maioria que usa, por exemplo, programas de gestão de frete são os grandes players. Acho que falta aptidão tecnológica para os outros. Ela (transportadora) faz desse jeito há 20 anos e continua assim”.
Como funciona o Project G
Mike explica o conceito da ferramenta de forma direta. “Ela fornece uma interface de assistente digital analítico com os dados do veículo que são suportados pelo Geotab Data Connector. Usando a tecnologia de IA generativa, ela entende as perguntas e as transforma em consultas que buscam as informações solicitadas nas tabelas do Data Connector. O tempo de resposta geralmente está na faixa de 5 a 30 segundos, dependendo da complexidade da pergunta feita.”
Apesar da interface sem em inglês, é possível fazer as perguntas em português
Caso o assistente digital analítico não consiga responder à pergunta no formato fornecido, ele retornará um erro ou solicitará que a pergunta seja reformulada. Project G não consegue responder a perguntas que estão fora do escopo. A disponibilidade de dados é limitada a KPIs relacionados a veículos, como:
- Ociosidade
- Utilização
- Quilometragem
- Uso de combustível
- Uso de combustível em ponto morto
- Economia de combustível
- Contagens de paradas
- Odômetro
- Violações
- VIN, número de série e nome do dispositivo
- Saúde do dispositivo
- Dados em nível de grupo
- Metadados do veículo (como marca, modelo e ano)
Mike também lembra que dados em tempo real não estão disponíveis, mas que o recorte usado é de janeiro de 2021 até o dia anterior à pergunta. “Além disso é importante mencionar que usamos o Azure OpenAI na operação, mas nenhum dado é compartilhado com ele. O conteúdo da pergunta é enviado ao Azure, e o serviço retorna com uma consulta, que será executada posteriormente nos dados do cliente baseados no ambiente do Geotab. Ou seja, os dados da frota não deixam o ambiente de armazenamento de dados existente da Geotab.”
Assista à uma demonstração da ferramenta em operação.
Democratização da informação
Com a chegada da IA generativa, o cenário da inteligência artificial no geral foi revolucionado (Chat GPT-4 é um exemplo). Mike acredita que o uso dela deve acelerar a inovação no setor de transporte por conta dessa democratização prometida.
“Em outras palavras, qualquer pessoa pode simplesmente fazer perguntas sobre o negócio/frota, desde um técnico de manutenção até um motorista, gerente de frota ou sustentabilidade, CEO e departamentos como contabilidade e RH. Não há necessidade de ser um especialista em ferramentas de BI, como Power BI e Tableau, para obter uma visão holística das operações da frota.”
Mike Branch é bacharel em Engenharia da Computação pela Universidade de Toronto e mestre em Administração de IA pela Queens University. Ele é um engenheiro de computação licenciado e atua na Geotab há 7 anos.