A Raízen, empresa integrada de energia e licenciada da marca Shell, marca presença na 23ª edição da Fenatran, no São Paulo Expo, com novidades nas áreas de combustíveis,
lubrificantes e energias renováveis voltadas a gestores de frotas e motoristas.
Em combustíveis, a Raízen apresenta o Shell Evolux Diesel, desenvolvido para todas as
tecnologias de motores, e contém uma fórmula com dupla ação detergente, mais eficiente,
que limpa e mantém limpo o motor. Além de promover até 3% de economia de combustível, promete mais torque e potência ao veículo, mesmo carregado. O combustível ainda protege contra corrosão e é mais estável no uso do biodiesel.
Outro destaque dessa edição é a participação de Shell Box Empresas, solução integrada à
bomba de combustível, gratuita e 100% digital, gerando assim maior segurança para a gestão dos abastecimentos de frotas.
RAÍZEN LUBRIFICANTES
Recém-incorporada à companhia, a Raízen Lubrificantes faz o pré-lançamento do Shell Rimula R6 LME Plus (para caminhões e veículos pesados), produto que melhora a produtividade e reduz custos de manutenção.
Lubrificante 100% sintético possui a tecnologia Dynamic Protection Plus, para melhorar o desempenho dos motores de maior eficiência energética e com baixa emissão de carbono.
Outros destaques são o Shell Spirax S6 GXME 75W-80, óleo de transmissão que proporciona ganhos em eficiência energética e aumenta a vida útil da transmissão; o Shell Spirax S6 AXME 75W-90, óleo para eixos que ajuda a prevenir falhas prematuras; e as graxas Shell Gadus S3 V220C 2 e Shell Gadus S2 V220AD 2, que oferecem desempenho e proteção consistente por mais tempo.
Com carregadores de 50kW e 150kW, as estações podem abastecer veículos elétricos em até 35 minutos
ELETROMOBILIDADE
A empresa oferece ainda soluções de apoio, como o Shell LubeVideoCheck, ferramenta
baseada em fibras óticas que permite a inspeção da parte interna dos principais componentes do motor, incluindo áreas de difícil acesso como o cabeçote, válvulas e camisa dos cilindros e pistões sem que seja preciso desmontar o motor em si.
Apresenta também o Shell LubeAnalyst, que tem como principal objetivo ajudar a evitar
paradas não planejadas e reduzir custo de manutenção por meio de análise preditiva.
Outra grande novidade é o serviço de carregamento elétrico por assinatura específico para o público de frotas, o Charging as a Service. Trata-se de carregadores rápidos homologados DC 30 KW, com potência para abastecer carros, vans e caminhões utilitários leves, entre uma e duas horas, dependendo do tamanho da bateria do veículo.
A assinatura permite o pagamento por período. Os únicos requisitos para as empresas
aderirem a esse serviço são estarem conectados em unidades de baixa tensão em um sistema trifásico.
Ainda na área de eletromobilidade, a Raízen exibe na Fenatran o carregador elétrico do
programa Shell Recharge. Com carregadores de 50kW e 150kW, as estações podem abastecer veículos elétricos em até 35 minutos, com energia de fonte renovável certificada. O projeto faz parte de um planejamento da companhia para implementar pelo menos 35 eletropostos na região Sudeste do país até o final do ano-safra, em março de 2023.
“O setor de transportes de carga movimenta a economia do país em todas as esferas. Por isso, investimos fortemente no desenvolvimento de tecnologias e soluções para apoiar o
crescimento de toda a cadeia”, afirma Antônio Cardoso, vice-presidente de Marketing e
Serviços da Raízen.