Notícias
«« voltar Trânsito || Publicado em: terça-feira, 4 de maio de 2021
Campanha nacional quer aumentar conscientização sobre responsabilidade no trânsito
Edição do Maio Amarelo em 2021 tem como lema “No trânsito, sua responsabilidade salva vidas”

Criada em 2014, a campanha Maio Amarelo inicia sua oitava edição com o tema principal "No trânsito, sua responsabilidade salva vidas”. Com o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) à frente, a ideia é conseguir diminuir cada vez mais os acidentes e mortes no trânsito através da conscientização coletiva.

A escolha do mês de maio pela proposta da Organização das Nações Unidas (ONU) quando definiu a Década de Ação para Segurança no Trânsito em 11 de maio de 2011. Já a cor amarela simboliza sinalização e alerta no trânsito. As ações seguirão, devido às restrições da pandemia de covid-19, os moldes digitais.

"A conscientização no trânsito tem que acontecer o ano inteiro e não apenas em um mês. Em maio fazemos um esforço maior para levar esse pensamento a todos os brasileiros. Os riscos de acidentes existem e precisamos diminuir os números cada vez mais”, afirmou o diretor-geral do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran).

O laço amarelo é um sinal conhecido no mundo inteiro, representando diversos movimentos e ações. Cada entidade do Sistema Nacional de Trânsito (SNT) e os demais interessados podem se empenhar em alertar, reforçar as campanhas educativas e de fiscalização para reduzir o número de mortes e mostrar o papel de cada um trânsito.

O secretário nacional de Transportes Terrestres, Marcello Costa, comentou sobre o esforço do Ministério da Infraestrutura (MInfra) em diminuir o número de acidentes e morte no trânsito por meio de implementação de programas como o Educa e o Rodovias que perdoam. "Nosso esforço não será em vão, porque a sociedade está entendendo cada vez mais a urgência e relevância desse tema. Tivemos uma redução considerável nos últimos dez anos e vamos diminuir ainda mais”, comentou.

CAMPANHAS DIGITAIS – A campanha do ano passado aconteceu bem no início da pandemia de covid-19, mas o Ministério da Infraestrutura (MInfra) e o Denatran realizaram a primeira campanha 100% digital. O foco foram os profissionais da linha de frente como os profissionais do transporte e da medicina.

Em 2021, a campanha continuará online, mas o foco será todos que já voltaram as ruas e estão trabalhando. "Apesar do isolamento social, os acidentes continuam acontecendo e vamos promover, de forma inovadora, a conscientização de todos”, complementou Carneiro.

Fonte: Ministério da Infraestrutura
SITE PRODUZIDO POR WORLD DESIGNER
Detrans do Brasil
Acre AlagoasAmapáAmazonasBahiaCearáDistrito FederalEspírito SantoGoiásMaranhão Mato GrossoMato Grosso do SulMinas GeraisParáParaíbaParanáPernambucoPiauíRio de JaneiroRio Grande do NorteRio Grande do SulRondôniaRoraimaSanta CatarinaSão PauloSergipeTocantins