Notícias
«« voltar Bas Trucks || Publicado em: quarta-feira, 7 de abril de 2021
O maior caminhão rodoviário do mundo está a venda na Europa

021

A empresa holandesa Bas Trucks, especializada na negociação de caminhões, vans e outros equipamentos, tem em seu estoque um dos únicos caminhões Nicolas do planeta. O Tractomas 8×8 tem motor Caterpillar C27, com 27 litros de cilindrada, 1.150 cavalos de potência, tração 8×8 nesse modelo, e é indicado para transporte de cargas superdimensionadas com até 500 toneladas de peso.

A Bas Trucks está com uma unidade fabricada em 2017, uma das últimas do modelo, que teve a produção encerrada, e o valor pedido é de € 394.000, cerca de R$ 2,622 milhões de reais em conversão direta. Apesar de ter quatro anos de fabricação, o caminhão é novo, sem uso pesado, com apenas 55 km marcados no hodômetro.

Para ver o anúncio do gigante, que usa a mesma cabine que equipa o Volvo VM no Brasil, só que é do modelo Renault Kerax da Europa, você pode acessar o link https://www.bastrucks.com/pt/vehicles/usado/tractor-nicolas-2017-8×8-euro-3-70137715.

Conheça o monstro

Um gigante de tração 8×8 ou 10×10 e motor de 27 litros de cilindrada, com 1.150 cavalos de potência e 40 toneladas de tara. Esse é o Nicolas Tractomas, que era fabricado na França, pela Nicolas, empresa especializada em construção de veículos especiais de grande porte.

Utilizado para transporte de cargas indivisíveis e trabalhos em áreas de mineração, o caminhão pesa cerca de 40 toneladas vazio, por ter uma estrutura extremamente reforçada para operações em condições extremas, e tem 10 metros de comprimento, 3,5 metros de largura e 4,6 metros de altura.

O Tractomas pode ser utilizado como cavalo-mecânico único, tracionando carretas ou linha de eixos, ou em combinações, formando carretas de mais de 100 metros de comprimento, para pesos superiores às 500 toneladas.

O caminhão carregado com até 535 toneladas pode atingir velocidades superiores a 50 km/h, e vazio chega a velocidade máxima de 65 km/h. O motor é um Caterpillar, produzido no Estados Unidos, e geralmente usado em caminhões gigantes de mineração. Tem 27 litros de cilindrada, 4.000 Nm de torque e 1.150 cavalos de potência, em um bloco V-12. Há duas versão de transmissão: Allison automática de 6 marchas ou Allison automática de apenas 2 marchas, ambas com retarder e freio a disco em todas as rodas.

O modelo usa a cabine padrão do Renault Kerax, o único ponto em que ele se parece com um caminhão rodoviário normal. O acesso à cabine se dá por uma escada com cinco degraus, e é preciso escalar cerca de 1,85 metros até a cabine. O volante pode ser a direita ou esquerda, com altura ajustável e outros itens de conforto, além de tecnologia, como controle central do implemento e outros.

Fonte: Blog do Caminhoneiro
SITE PRODUZIDO POR WORLD DESIGNER
Detrans do Brasil
Acre AlagoasAmapáAmazonasBahiaCearáDistrito FederalEspírito SantoGoiásMaranhão Mato GrossoMato Grosso do SulMinas GeraisParáParaíbaParanáPernambucoPiauíRio de JaneiroRio Grande do NorteRio Grande do SulRondôniaRoraimaSanta CatarinaSão PauloSergipeTocantins