Notícias
« voltar Vale-Pedágio || Publicado em: quinta-feira, 2 de julho de 2020
Vale-Pedágio é o próximo tema de webinar do Setcesp

Muitas transportadoras têm dúvidas quanto a forma de indicar o vale-pedágio na documentação, principalmente, quando a operação de transporte não exige a emissão do manifesto de carga. Pensando nisso, o Sindicato das Empresas de Transporte de Cargas de São Paulo e Região ( Setcesp) organizou um webinar, que será realizado no dia 08 de julho e explicará em detalhes, qual a forma correta de incluir essa informação, e evitar problemas com os órgãos de fiscalização.

Desde 2001, quando entrou em vigor a Lei nº 10.209 os valores do pedágio devem ser pagos separadamente ao valor total do frete, daí a existência do vale-pedágio. E isso, deve ser discriminado para que possa ser conferido, posteriormente, pelas autoridades. Antes dessa Lei, uma prática corriqueira era embutir o valor médio dos pedágios no custo total do frete, isso no momento do fechamento de um contrato de transporte.

Atualmente, pertence à ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) a competência para regulamentação e aplicação das penalidades. As multas por não indicação do vale-pedágio variam de R$550,00 a R$10.500,00.

O tema deste seminário online será ministrado por Adauto Bentivegna Filho, assessor jurídico do Setcesp e por Carolina Duarte, coordenadora jurídica da entidade.

Quem acompanhar o webinar conhecerá mais sobre como é aplicada a legislação, a fiscalização e a autuação. Na transmissão online também será explicado em quais casos é possível recorrer e os recursos, que devem ser apresentados para tanto. E ainda, o tempo de prescrição deste tipo de multa.

"A lei é clara, quem contrata o frete é responsável pelo pagamento do vale-pedágio”, alerta Adauto Bentivegna.

O webinar "Vale-pedágio na prática”, acontecerá por meio de uma transmissão ao vivo às 16h, mas caso o participante não consiga acompanhar neste horário, ele poderá acessar o material até uma semana após sua matrícula.

Para possibilitar mais este o serviço, o SETCESP criou uma plataforma exclusiva, no endereço: https://setcesp.eadplataforma.com/ que pode ser acessada para a inscrição no webinar que com o cadastro, login e senha, qualquer pessoa de todo o Brasil pode adquiri-lo com condições especiais.

Fonte: FETCESP
SITE PRODUZIDO POR WORLD DESIGNER
Detrans do Brasil
Acre AlagoasAmapáAmazonasBahiaCearáDistrito FederalEspírito SantoGoiásMaranhão Mato GrossoMato Grosso do SulMinas GeraisParáParaíbaParanáPernambucoPiauíRio de JaneiroRio Grande do NorteRio Grande do SulRondôniaRoraimaSanta CatarinaSão PauloSergipeTocantins