Notícias
« voltar Hexatrem || Publicado em: terça-feira, 17 de dezembro de 2019
Suzano aposta em composições Hexatrem no transporte de eucalipto

A Suzano, referência na fabricação de celulose de eucalipto e uma das maiores fabricantes de papéis da América Latina, aposta no transporte com composições hexatrem. Tracionadas por caminhões Volvo FMX, as composições com seis semirreboques levam até 200 toneladas por viagem, trafegando apenas dentro das fazendas da empresa. Após meses de testes, começa a operar regularmente 19 hexatrens em sua unidade de Três Lagoas, no Mato Grosso do Sul.

De acordo com Alcides Cavalcanti, diretor comercial da Volvo, a experiência surpreende. "É realmente um trem sobre rodas, com 52 metros de extensão”. Anteriormente, a operação com uma composição pentatrem transportava 79% mais toras de eucalipto em comparação aos tritrens. Com o Hexatem, o conjunto possui um ganho de produtividade de 127% em relação aos tritrens e de 27% em relação aos pentatrens.

Segundo Alan Brehmer, gerente de Logística e PCP (Planejamento, Controle e Produção) Florestal da Suzano no Mato Grosso do Sul, o FMX mostrou estar preparado para a tarefa. "Em poucos meses de testes já é possível dizer que o FMX é mais preparado para o off-road. O consumo de combustível é muito eficiente. É um cavalo-mecânico leve. Além disso, tem um reforço de fábrica no chassi e no powertrain, com uma caixa de câmbio com duas marchas reduzidas e os eixos traseiros preparados para suportar até 200 toneladas”, afirma. Outro ponto que o executivo destaca é a ergonomia da cabine. "Os motoristas elogiam. É um caminhão de fácil dirigibilidade”.

Fonte: Frota & Cia
SITE PRODUZIDO POR WORLD DESIGNER
Detrans do Brasil
Acre AlagoasAmapáAmazonasBahiaCearáDistrito FederalEspírito SantoGoiásMaranhão Mato GrossoMato Grosso do SulMinas GeraisParáParaíbaParanáPernambucoPiauíRio de JaneiroRio Grande do NorteRio Grande do SulRondôniaRoraimaSanta CatarinaSão PauloSergipeTocantins