Notícias
« voltar Comprovante eletrônico || Publicado em: segunda-feira, 9 de setembro de 2019
Comprovante de entrega eletrônico já pode substituir o impresso

Começou a valer desde o dia 1º de setembro a norma que substitui a obrigatoriedade de comprovantes impressos de entrega pelo documento eletrônico. Dessa forma, o comprovante de entrega pode ser eletrônico. Bem como, já era permitida a nota fiscal e o manifesto. Portanto, agora basta uma captura eletrônica do recebedor, incluindo data, horário, local e assinatura.

A medida entra em vigor com o fim do prazo estabelecido para manifestações contrárias desde a publicação em 5 de julho no DOU – Diário oficial da União. Portanto, o comprovante pode ser realizado através de smartphones ou tablets. Devendo ser carregado em campo específico do DACT-e (Documento Auxiliar do Conhecimento de Transporte Eletrônico). Entretanto, vale verificar como a Secretaria da Fazenda de cada estado está regulamentando o assunto internamente.

O comprovante eletrônico  é uma reivindicação antida do Setcesp, que agora foi atendida pelo Confaz. Vale ressaltar, que a entidade já realizava reuniões sobre o assunto desde 2016. A mudança vai otimizar o tempo e baixar custos de insumos, processamento de documentos físicos e armazenagens. Além disso, terá um ganho ambiental com a diminuição do uso de papéis.

De acordo com Tayguara Helou, presidente do Setcesp, a conquista é um orgulho. "O comprovante de entrega era o que faltava para completar a transformação digital dos documentos necessários ao transporte rodoviário de cargas. Portanto, o SETCESP se orgulha de ser o protagonista em mais esta conquista do setor que se reflete em benefício a toda cadeia produtiva do Brasil. Estamos trabalhando no sentido de termos uma logística sem papéis”.

Fonte: Frota & Cia
SITE PRODUZIDO POR WORLD DESIGNER
Detrans do Brasil
Acre AlagoasAmapáAmazonasBahiaCearáDistrito FederalEspírito SantoGoiásMaranhão Mato GrossoMato Grosso do SulMinas GeraisParáParaíbaParanáPernambucoPiauíRio de JaneiroRio Grande do NorteRio Grande do SulRondôniaRoraimaSanta CatarinaSão PauloSergipeTocantins