Notícias
« voltar DENIT || Publicado em: quinta-feira, 11 de julho de 2019
Placas de obras do DNIT passam a exibir QR Code

Com o objetivo de dar mais transparência as obras em andamento, além de ser uma importante ferramenta para a prestação de contas com o cidadão, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) passa a incluir, em suas placas, o QR Code, um código de barras em duas dimensões que facilita a obtenção de informações sobre os serviços.

Ao fazer a leitura do código pelo celular, o interessado é direcionado para o Portal Cidadão, uma plataforma que permite o acompanhamento, em tempo real, do andamento das obras de infraestrutura.

O QR Code pode ser lido – ou escaneado – por todo celular que possua uma câmera fotográfica. Assim que a leitura ocorre, o celular passa a exibir as informações do Portal Cidadão, que fornece dados financeiros e físicos do contrato, com indicadores de avanço físico e acompanhamento das obras por meio de fotos atualizadas mensalmente.

Em visita às obras na BR-020/GO, na última semana, o diretor-geral do DNIT, general Santos Filho, teve a oportunidade de atestar a funcionalidade da primeira placa de obra da Autarquia com o QR Code. A estrutura trata das obras de duplicação da Travessia Urbana de Formosa, localizada no Estado de Goiás.

As próximas construções goianas a serem beneficiadas com o novo modelo de placa serão as do contorno das cidades de Aragarças e Jataí. Nas placas de obras que já estão em andamento, o QR Code também será inserido.

BR-101/BA

Outro exemplo de obra que já utilizada essa nova ferramenta é a BR-101/BA. A placa trata da duplicação e restauração da rodovia, com melhoramento da estrada, incluindo Obras de Arte Especiais (OAEs).

Fonte: Blog do Caminhoneiro
SITE PRODUZIDO POR WORLD DESIGNER
Detrans do Brasil
Acre AlagoasAmapáAmazonasBahiaCearáDistrito FederalEspírito SantoGoiásMaranhão Mato GrossoMato Grosso do SulMinas GeraisParáParaíbaParanáPernambucoPiauíRio de JaneiroRio Grande do NorteRio Grande do SulRondôniaRoraimaSanta CatarinaSão PauloSergipeTocantins