Notícias
« voltar Carga e descarga || Publicado em: quinta-feira, 21 de março de 2019
Barrotes para apoio da carga: Qual a importância?

Caibros ou barrotes como são conhecidos, servem para apoiar a carga sobre a carroceria, permitindo seu carregamento/descarregamento por empilhadeira ou ponte rolante. O que pouca gente nota é a que as posições dos barrotes determinam o peso que transmitem à estrutura da carroceria do veículo.

Para equilíbrio e equalização dos pesos entre os eixos é importante posicionar os barrotes da forma mais simétrica possível em relação ao CG da carga.

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Além disso, é importante que o barrote ou caibro esteja posicionado sobre uma travessa da carreta, para reduzir o risco de afundar o assoalho. Deve sempre também procurar apoiar próximo aos dois suportes principais da carreta: pino-rei e suspensão.

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

O peso em cada apoio dependerá da posição dos barrotes. No exemplo abaixo, uma carga simétrica (com CG no centro) de 12 metros e 25 toneladas apoiada em 5 barrotes. Observe a diferença de peso nos apoios entre a posição simétrica dos barrotes e uma posição assimétrica (valores aproximados).


Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem
Transporte Rodoviário de Cargas parece simples, mas requer atenção aos detalhes. Eles podem fazer toda a diferença.

Mais informações:   www.trs.eng.br    rubem@trs.eng.br

Texto de Engenheiro Rubem Penteado de Melo

Fonte: Blog do Caminhoneiro
SITE PRODUZIDO POR WORLD DESIGNER
Detrans do Brasil
Acre AlagoasAmapáAmazonasBahiaCearáDistrito FederalEspírito SantoGoiásMaranhão Mato GrossoMato Grosso do SulMinas GeraisParáParaíbaParanáPernambucoPiauíRio de JaneiroRio Grande do NorteRio Grande do SulRondôniaRoraimaSanta CatarinaSão PauloSergipeTocantins