Notícias
« voltar Insegurança nas estrada || Publicado em: sexta-feira, 9 de novembro de 2018
Caminhoneiros relatam medo e tortura sofridos em rodovias pelo Brasil

Os crimes cometidos contra caminhoneiros em todo o Brasil estão em crescimento. Roubos de cargas, caminhões, pneus e peças dos veículos assustam os caminhoneiros, e muitas vítimas desses crimes cogitam deixar a profissão.

A visibilidade da criminalidade nas estradas cresceu graças às redes sociais. Hoje, após sofrerem violência nas estradas e fazerem os Boletins de Ocorrência, os caminhoneiros buscam o Facebook e Whatsapp para desabafar.

Nesta semana, três casos publicados chamaram a atenção. Em dois deles, criminosos sequestraram os caminhoneiros e roubaram os pneus dos caminhões. Essa é uma prática criminosa que tem tido um crescimento muito grande, já que a venda desses itens é rápida. Um pneu novo, com a roda, pode chega a mais de R$ 3 mil. Um conjunto de 10 pneus, como o caso mostrado no vídeo, dá um lucro aos criminosos de cerca de R$ 20 mil, já que os itens roubados são vendidos por valores menores no mercado "paralelo”

Outro caso reportado é da abertura das carrocerias dos caminhões no Porto de Paranaguá. Quando os caminhoneiros são obrigados à diminuírem a velocidade, os bandidos pulam nas carrocerias e abre o tombador ou as bicas da carroceria. Muitas vezes o caminhoneiro demora a perceber o crime.

A polícia tem agido nesses casos, e muitas vezes prende os criminosos ainda com os produtos roubados. Mesmo com o flagrante, os bandidos são soltos pela justiça.

O que fica para os caminhoneiros é o medo. Muitos passam a sofrer de estresse pós-traumático, e cogitam até largar a profissão. Durante os crimes, muitas vezes os motoristas são sequestrados, amarrados, apanham e são ameaçados de morte a todo instante.

Além disso, alguns tem o nome restrito nas gerenciadoras de risco até que o crime seja elucidado, o que, por causa da lentidão da justiça no Brasil, pode demorar demais.

Fonte: Blog do Caminhoneiro
SITE PRODUZIDO POR WORLD DESIGNER
Detrans do Brasil
Acre AlagoasAmapáAmazonasBahiaCearáDistrito FederalEspírito SantoGoiásMaranhão Mato GrossoMato Grosso do SulMinas GeraisParáParaíbaParanáPernambucoPiauíRio de JaneiroRio Grande do NorteRio Grande do SulRondôniaRoraimaSanta CatarinaSão PauloSergipeTocantins