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« voltar Geral || Publicado em: sexta-feira, 21 de setembro de 2018
Estados Unidos pretendem recrutar 900 mil novos caminhoneiros nos próximos 10 anos

A falta de caminhoneiros nos Estados Unidos é um problema grave, que já foi noticiado aqui no Blog do Caminhoneiro diversas vezes. Há várias tentativas da indústria norte-americana e dos legisladores dos Estados Unidos para tentar sanar a falta de motoristas no país.

De acordo com estudos da American Trucking Association, nos próximos 10 anos serão necessários 900 mil novos motoristas apenas para suprir a aposentadoria de caminhoneiros que já atuam nos Estados Unidos. A idade média dos caminhoneiros norte-americanos passa dos 49 anos, e milhares se aposentam todos os anos.

Para tentar diminuir a escassez de motoristas, os senadores dos Estados Unidos estudam a redução da idade mínima para dirigir caminhões em rotas interestaduais. Em alguns estados dos EUA, jovens de 18 a 21 anos já podem dirigir caminhões e carretas, sem sair das fronteiras locais, e com uma série de restrições e treinamentos intensivos.

É essa mudança que é estudada pelos senadores. Várias entidades e empresas apoiam a medida, que beneficiaria o país como um todo. Por causa da falta de motoristas, estimada atualmente em 51 mil vagas em aberto, o preço dos fretes está subindo, tendo impacto negativo na economia norte-americana.

Contudo, existe uma preocupação de entidades, que dizem que a redução da idade para motoristas profissionais poderia causar um aumento do número de acidentes nas rodovias dos Estados Unidos, pois os jovens, mesmo tendo treinamento, não teriam experiência suficiente para se deslocar em rotas de longa distância.

Essa preocupação é rebatida por quem apoia a mudança, pois os jovens receberiam treinamento por dois meses, para conhecer cada aspecto de uma carreta carregada, além de passarem a dirigir acompanhados de um motorista experiente por várias rotas, e quando pudessem dirigir sozinhos, teriam que cumprir uma série de regras específicas, como uma velocidade máxima menor e um tempo de condução diferenciado.

Até o momento não há um consenso sobre a mudança da idade mínima, que é considerada a tábua de salvação do transporte nos Estados Unidos.

No momento não há nenhuma previsão de importação de motoristas profissionais de outros países para os Estados Unidos.

Fonte: Blog do Caminhoneiro
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