Notícias
« voltar Combustíveis || Publicado em: segunda-feira, 28 de maio de 2018
Escalada do valor do combustível afeta transporte; entenda composição do preço
Segundo o estudo Transporte em Números, divulgado pela CNT, o insumo teve alta de quase 9% no ano passado

O aumento do preço dos combustíveis afeta os transportadores e impacta diretamente os custos do transporte. Segundo o estudo Transporte em Números, divulgado pela CNT (Confederação Nacional do Transporte), em 2017, os combustíveis tiveram alta de 8,9%. A gasolina aumentou 10,32%; e o diesel, 8,35%. Com isso, a inflação do transporte acumulou alta de 4,1%, maior que a inflação do país medida pelo IPCA, que foi de 2,95%. 


O estudo da CNT mostra que os combustíveis são parte decisiva da estrutura de custos das transportadoras em todos os modais. Por serem custos variáveis – ou seja, por terem seu consumo vinculado ao número de viagens realizadas –, seu mercado é diretamente influenciado pela atividade transportadora em um determinado período.

A elevação do preço dos combustíveis no ano passado foi impactada principalmente pela incidência de PIS e Cofins (Programa de Integração Social e da Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social). Os impostos aumentaram no ano passado como parte das medidas do governo federal para aumentar a arrecadação. No caso do diesel – principal combustível para o transporte de cargas e passageiros dos modais rodoviário, ferroviário e aquaviário –, esses tributos oneram em cerca de R$ 0,46 o litro do combustível. 

Nas refinarias, um terço do valor do diesel é composta pelo PIS/Cofins, pela Cide (Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico) e pelo ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) – este último varia conforme o estado...

Veja a matéria completa no site da Confederação Nacional do Transporte

Fonte: CNT
SITE PRODUZIDO POR WORLD DESIGNER
Detrans do Brasil
Acre AlagoasAmapáAmazonasBahiaCearáDistrito FederalEspírito SantoGoiásMaranhão Mato GrossoMato Grosso do SulMinas GeraisParáParaíbaParanáPernambucoPiauíRio de JaneiroRio Grande do NorteRio Grande do SulRondôniaRoraimaSanta CatarinaSão PauloSergipeTocantins