Notícias
« voltar Caminhoneiros || Publicado em: segunda-feira, 6 de novembro de 2017
Falta de caminhoneiros será o principal problema do transporte nos Estados Unidos

O instituto ATRI (American Transportation Research Institute), uma das maiores entidades do transporte rodoviário dos Estados Unidos, apresentou um elaborado estudo que mostra os dez principais problemas do setor de transportes no futuro no mercado norte-americano. Esse estudo é elaborado anualmente desde 2006, e pela primeira vez a escassez de motoristas está no topo da lista.

O significativo aumento da demanda de transporte rodoviário nos Estados Unidos faz crescer a procura por motoristas qualificados, e o estudo mostra que essa procura aumentou 6% no último ano. Para tentar reverter essas estatísticas, as entidades recomendam a busca de parcerias com governos federais e estaduais para desenvolver programas de capacitação de motoristas, visando um transporte mais eficaz e seguro.

Há também um elaborado programa de qualificação do Departamento Nacional do Trabalho dos Estados Unidos, para recrutamento e treinamento de caminhoneiros.

Nos Estados Unidos há uma crescente falta de interesse dos jovens em seguir profissões como de motoristas de caminhão, por conta das longas jornadas e tempo fora de casa, além de um número alto de leis que regulamentam o transporte.

Outros pontos da pesquisa são o ELD, um sistema eletrônico de controle de jornada, que está em regulamentação, a falta de locais de descanso com estrutura apropriada, e a falta de estratégias das empresas para retenção de motoristas. Nesse último quesito há uma crescente preocupação das empresas de transporte, que estão investindo mais em caminhões mais confortáveis, regras mais flexíveis e períodos de folga mais longos, visando manter os motoristas trabalhando na empresa.

A falta de motoristas nos Estados Unidos vem se tornando um problema cada vez mais sério, e o número total de vagas em aberto deve chegar em breve a 100 mil. Em 2015 eram mais de 50 mil vagas abertas em centenas de empresas norte-americanas.

Até o presente momento, não há nenhuma política de importação de motoristas de outros países.

O resultado completo da pesquisa pode ser acessado CLICANDO AQUI (em inglês).

Fonte: Blog do Caminhoneiro
SITE PRODUZIDO POR WORLD DESIGNER
Detrans do Brasil
Acre AlagoasAmapáAmazonasBahiaCearáDistrito FederalEspírito SantoGoiásMaranhão Mato GrossoMato Grosso do SulMinas GeraisParáParaíbaParanáPernambucoPiauíRio de JaneiroRio Grande do NorteRio Grande do SulRondôniaRoraimaSanta CatarinaSão PauloSergipeTocantins